Notícia

19/01/2009 at 2:11 pm Deixe um comentário

Começa hoje reunião de GT para consolidar documento-base da Conferência de Revisão de Durban

 

Membros do grupo de trabalho intergovernamental criado pelo Comitê Preparatório para negociar e concluir o documento-base para a Conferência de Revisão de Durban iniciaram hoje, 19 de janeiro, as negociações formais no Palais des Nations, em Genebra, Suíça. O encontro, que se estende até o dia 23, gira em torno de um objetivo central das duas reuniões anteriores do Comitê Preparatório, realizadas em abril e outubro de 2008. Impasses e polêmicas, contudo, inviabilizaram a finalização do documento até o momento.

Os representantes dos Estados-membros avaliarão se o novo documento é aceitável como base para as negociações. Se for, passa-se a ter formalmente o rascunho do Projeto do Documento da Conferência de Revisão de Durban, e as negociações estarão voltadas para a substância da linguagem do documento.

Em novembro, sob a direção do diplomata russo Yuri Boychenko, o GT partiu de um conjunto de documentos gerado a partir de seis propostas apresentadas pelas autoridades regionais e outros grupos. De acordo com a Secretaria da Conferência, em virtude da multiplicidade de fontes, a compilação resultou num documento longo, repetitivo e não coerentemente organizado.

Na primeira reunião formal, em 27 de novembro, o grupo, aberto à participação de todos os Estados-membros, acordou que, naquela fase preliminar dos trabalhos, deveria ser feita uma revisão técnica das propostas, eliminar duplicações, harmonizar seções e reduzir drasticamente o texto. Das 130 páginas iniciais, o documento tem atualmente apenas 38. Acesse a Proposta de Documento-Base, janeiro 2009 (em inglês).

 Por: Ana Flávia Magalhães Pinto, com base em informações da ONU.
Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Nota Nota

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


No Twitter

Feeds

Visitas ao Blog

  • 19,424 visualizações

%d blogueiros gostam disto: