Aprovado texto base para Conferência de Revisão

17/04/2009 at 8:26 pm 1 comentário

O texto base para a Conferência de Revisão de Durban foi aprovado nesta sexta-feira (17) durante a última reunião do comitê responsável pela preparação do encontro, que começa na próxima segunda-feira (2), na sede das Nações Unidas (ONU), em Genebra.

A aprovação do documento preliminar, com 16 páginas, mobilizou de maneira intensa pelo menos 18 países, que negociaram o texto durante toda a semana. Até a tarde desta sexta, alguns parágrafos ainda seguiam em discussão, mas foram acordados pela maioria dos Estados, sob a ressalva de que podem ser modificados pelos governos durante a conferência.

A participação de alguns países europeus e árabes ainda deve ser revista neste final de semana por conta de pontos polêmicos mantidos no texto preliminar. Entre eles está o parágrafo que reafirma a necessidade do holocausto nunca ser esquecido. Nações árabes defendiam que a referência ao holocausto fosse incluída no mesmo parágrafo que relembra as vítimas do tráfico de escravos, do apartheid, de colonialismos e de genocídios. No entanto, a divisão se manteve.

Em contrapartida, houve acordo no que se refere à questão religiosa. O Irã abriu mão de uma declaração mais efetiva contra a difamação de religiões por uma redação na qual os países se propõem a lamentar  o crescimento no número de incidentes de intolerância e violência racial e religiosa.

“Não foi um processo de negociação fácil, mas é excelente que as delegações tenha concordado com as questões chave”, afirmou a alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Navanethem Pillay.

“Esse processo é muito importante para milhões de pessoas que sofrem todos os dias e semanas, em todas as partes do mundo, por conta do racismo, da discriminação, da xenofobia e das formas correlatas de intolerância.”

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , .

Relatoria da Conferência de Revisão será brasileira Brasil apóia texto base e tentará convencer EUA a participar da conferência

1 Comentário Add your own

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


No Twitter

Feeds

Visitas ao Blog

  • 19,395 visualizações

%d blogueiros gostam disto: