Brasil apóia texto base e tentará convencer EUA a participar da conferência

17/04/2009 at 8:54 pm Deixe um comentário

Apesar das discordâncias de alguns países, especialmente árabes e europeus, a embaixadora brasileira Maria Nazareth Farani Azevedo, delegada permanente do Brasil em Genebra, considera que há uma satisfação geral com o documento base da Conferência de Revisão de Durban.

Neste final de semana, durante a Cúpula das Américas, o presidente Lula deve, inclusive, conversar com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na tentativa de convencê-lo a enviar uma delegação para a conferência em Genebra.

“O texto final, aprovado, contém a posição que o Brasil vem defendendo não só agora, como há vários anos:  as referências às ações afirmativas, tráfico de escravos, reparações, coleta de dados, questão de migrações, Aids e saúde”, destaca a embaixadora Maria Nazareth.

Para ela, as negociações provaram que o Conselho de Direitos Humanos da ONU está funcionando, exercendo um papel equilibrado e dando a mensagem de preocupação com o combate ao racismo e à discriminação.

Na última reunião preparatória, além da aprovação do texto base, também foi confirmada a presidência da conferência para a representação do Quênia e a relatoria para o Brasil.

A delegação brasileira indicou Iradj Roberto Eghrari, diretor-executivo da organização não-governamental Ágere Cooperação em Advocacy e secretário nacional de ações com a sociedade e governo da Comunidade Bahá´í.

“A aprovação do texto foi o grande avanço dessa fase final. As delegações se dispuseram a um denominador comum a partir de onde se pode avançar. Mas não será possível ir muito além na conferência. O Brasil e os países da América Latina vão ter que trabalhar muito para conseguir aprimoramentos no texto”, avalia Iradj.

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , .

Aprovado texto base para Conferência de Revisão Sociedade civil da América Latina e Caribe seguirá em busca de avanços na Conferência de Revisão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


No Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Feeds

Visitas ao Blog

  • 19,350 visualizações

%d blogueiros gostam disto: