Conapir – Quebradeiras de côco pedem garantia de terra e apoio ao extrativismo

26/06/2009 at 4:02 pm Deixe um comentário

A 2ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir) reúne em Brasília cerca de 1,3 mil representantes de movimentos sociais negros, quilombolas, indígenas e ciganos. O Movimento Nacional de Quebradeiras de Babaçu também está presente.

Maria de Jesus Brigelo, da comunidade quilombola de Monte Alegre, no Maranhão, trouxe uma carta com as reivindicações das quebradeiras, entregue ao ministro da Secretaria Especial Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos.

“O mais importante de tudo é a terra. Sem ela não podemos sobreviver. Vivemos do extrativismo do babaçu e de outros extrativismos. Se nós não tivermos terras que contenham as árvores da natureza com os frutos para nós, nós realmente não vamos sobreviver”, diz Maria de Jesus.

O ministro Edson Santos diz que o governo está aberto para receber duras críticas da sociedade civil sobre as políticas públicas na área. Na avaliação dele, vários avanços já ocorreram em áreas como saúde e educação. Agora, um dos principais desafios do governo seria justamente assegurar que não haja retrocesso na regularização de terras para comunidades quilombolas e tradicionais.

“As comunidades remanescentes de quilombo tem que se mobilizar na defesa dos seus interesses. E a Seppir é parceira nisso. Consideramos irreversível a ação do governo brasileiro no que tange à regularização fundiária e a assistência às comunidades remanescentes de quilombo e tradicionais. Defenderemos no STF a constitucionalidade do decreto presidencial de regularização.”

Por Juliana Cézar Nunes
Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do DF (Cojira-DF)

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , .

Conapir – Ativistas reivindicam efetivação de políticas nos estados e municípios Conapir – Relatório aponta intolerância a religiões de matriz africana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


No Twitter

Feeds

Visitas ao Blog

  • 19,350 visualizações

%d blogueiros gostam disto: