Conapir – SEPPIR e SEDH homenageiam negros mortos no regime militar

27/06/2009 at 7:34 pm Deixe um comentário

O antagonismo entre o silêncio e a música marcou a entrega do Totem em homenagem à memória dos negros que morreram por um Brasil livre. A entrega do painel de acrílico, que traz imagens de 40 negros mortos e desaparecidos na época da ditadura militar, foi feita pelo secretário-adjunto da SEPPIR, Eloi Ferreira de Araújo, e pelo secretário-adjunto da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Rogério Sottili.

A solenidade chamou a atenção de centenas de participantes da II CONAPIR, que pararam para ouvir a apresentação. Durante o discurso do secretário-adjunto da SEPPIR, um minuto de silêncio foi solicitado. Momento antes, a platéia havia se emocionado e cantado o samba O Mestre Sala dos Mares, mais conhecido como Almirante Negro, de autoria de João Bosco e Aldir Blanc.

Segundo Sottili, o painel relembra a trajetória dos homens e mulheres que cruzaram o oceano em busca da democracia. “A CONAPIR é um amadurecimento da democracia, na qual pessoas e grupos de todo o país se reúnem para o momento de reflexão. O totem vocaliza essa mensagem de democracia e mantém o sonho de liberdade que mantemos nessa conferência. A luta não chegou ao fim”, enfatizou.

Para Ferreira, a luta dos que morreram pelo país livre não foi em vão. “Nosso trabalho aqui na CONAPIR traz à tona o que os negros no passado construíram para sermos o que somos hoje. É um empenho constante em construir o combate à desigualdade”, finalizou.

Comunicação Social da II CONAPIR

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , .

Conapir – Relatório aponta intolerância a religiões de matriz africana Mercado de trabalho perpetua desigualdade racial, avaliam especialistas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


No Twitter

Feeds

Visitas ao Blog

  • 19,362 visualizações

%d blogueiros gostam disto: